Agenda Cultural

10 de agosto de 2022

Ciclo Modernismo: Olhar Popular


A partir de quarta-feira (10/08), às 19h, a exposição gratuita “Ciclo Modernismo: Olhar Popular” chega no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Integrando três espaços culturais de Niterói, - o Teatro Popular, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno e o Solar do Jambeiro - o fator provocador das fotógrafas Hevelin Costa, Ingrid Telino e Karen Eppinghaus foi a estética da fotografia modernista brasileira, rompendo limites e explorando a liberdade criativa.

09 de agosto de 2022

Ranieri Tiago apresenta Flauteando no Samba, no Municipal de Niterói


Na quarta-feira, 10 de agosto, quarta-feira, às 19 horas, o flautista Ranieri Tiago apresenta o show inédito "Flauteando no Samba", no Projeto Clássicos do Samba, do Theatro Municipal de Niterói. Acompanhado de Ricardo Galhardo (cavaquinho), Wander Fontana (Violão 7 cordas), Fábio Rosa (Surdo), Rodrigo Phrango (Pandeiro) e Caio Vinícius (Percussão Geral), Ranieri interpreta clássicos do Samba na flauta e recebe os cantores Adriana Dutra e Cacau Campos para soltarem a voz.

09 de agosto de 2022

Solar do Jambeiro debate urbanização e globalização


No dia 9 de agosto, terça-feira, às 17h, acontece, no Solar do Jambeiro, a palestra “Mundo urbano e desglobalização: o Brasil no planeta-cidade”, com Guilherme Basto-Lima. Realização da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói.

09 de agosto de 2022

Joselene Negra Black autógrafa livro na Sala Carlos Couto


No dia 09 de agosto, terça-feira, às 19h, a autora Joselene Negra Black vai autografar seu primeiro livro “Costurando Retalhos”, lançado em 2021. A obra tem forte motivação social e busca evidenciar em seus versos a espontaneidade da cidade periférica, assim como suas nuances de significado para a construção de um mundo mais justo e menos preconceituoso.

09 de agosto de 2022

"Cine Reflexão" apresenta os documentários 'Romão' e 'Trem do Soul' no Solar


No dia 10 de agosto, quarta-feira, às 18h, vai acontecer, no Solar do Jambeiro, a segunda edição do "Cine Reflexão". Na programação, uma sessão dupla com o curta-metragem 'Romão' e, em seguida, o longa 'Trem do Soul'. Ambos os filmes são de Clementino Junior, que estará presente para um bate-papo após a exibição dos documentários. Uma parceria entre Niterói Filmes, NuCine e Solar do Jambeiro. No final, haverá um debate, com a presença do diretor. A realização é da Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e da Fundação de Arte de Niterói (FAN). A entrada é gratuita.

09 de agosto de 2022

Theatro Municipal recebe Kay Lyra e Maurício Maestro


O Theatro Municipal de Niterói recebe o show "Bossa Nova na Intimidade", com o casal Kay Lyra e Maurício Maestro, no dia 12 de agosto, sexta-feira, às 20h. No repertório, clássicos da Bossa Nova, como 'Minha Namorada', 'Águas de Março', 'Desafinado', 'Samba de Uma Nota Só', 'Marcha da Quarta-Feira de Cinzas', 'Chega de Saudade', entre outros.

01 de agosto de 2022

Municipal recebe a peça "Quando Eu For Mãe Quero Amar Desse Jeito"


​O Theatro Municipal de Niterói recebe de 5 a 7 de agosto, de sexta a domingo, a peça "Quando Eu For Mãe Quero Amar Desse Jeito", com Vera Fischer, Larissa Maciel e Mouhamed Harfouch. Trata-se de um espetáculo de humor ácido e inteligente que fala de temáticas como a necessidade de perpetuar, o status financeiro, o medo da morte e as relações de poder e amor estabelecidas entre pais e filhos.

01 de agosto de 2022

"Belchior - O Musical" é apresentado em Niterói


Nos dias 05, 06 e 07 de agosto, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em Niterói, o público poderá reviver músicas e acontecimentos marcantes da obra e da vida do cantor e compositor Belchior, no espetáculo "Belchior: Ano Passado Eu Morri, Mas Esse Ano Eu Não Morro – O Musical", que retorna aos palcos com novos textos e novo repertório.

01 de agosto de 2022

"Bebê Kramer Quinteto" se apresenta no Teatro Popular


No dia 04 de agosto, quinta-feira, acontece, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, a 5ª edição do “Instrumental no Popular”, que reúne importantes nomes da cena da música instrumental independente. Dessa vez, explora os elementos da música gaúcha com o projeto ‘Bebê Kramer Quarteto’, que nasceu com a ida de Kramer para o Rio de Janeiro, momento no qual conheceu o violonista Sergio Valdeos e o bandolinista Luis Barcelos.