Manifesto
MANIFESTO
A Cultura está no seu rosto, nos seus olhos, no seu coração e no seu sorriso. Ninguém pode tirá-la de você. Cada pedaço da sua vida é também o pedaço de um filme, o refrão de uma música, um quadro em cores vivas. É um passo longo de forró ou um passinho curto de funk. É a história de um livro inesquecível, o verso do poema que te comove.
A Cultura está no seu dia a dia. Ela é o teatro da sua vida, com todos os seus momentos altos e baixos. É a pintura dos seus sonhos e a lembrança do seu poema ou seu romance favorito.
Você tem o direito à saúde, à educação, à comida, à moradia, ao trabalho. Você também tem o direito de se emocionar, de sorrir, de sonhar, de se perder e de se encontrar dentro de um desenho, de um seriado ou um videogame, de um grafite, de um quadro, de um meme, em qualquer obra de arte.
É assim que você constrói a sua história e as suas memórias, e se torna parte da sua comunidade. É assim que a vida da gente faz sentido. A Cultura está em tudo. Logo aí, no seu rosto e no seu sorriso. A Cultura é seu direito.
Uma cidade com direito à Cultura é uma cidade com mais educação, conhecimento e cidadania, porque o direito cultural é o direito à diversidade, à inclusão de todas e todos, a celebração das diferenças e dos encontros.
Uma cidade mais colorida e mais humana, que mistura o centro e a periferia, o morro e o asfalto, as tradições e as inovações, todas as formas de identidade e de aprendizado. Essa é a cidade que queremos. Uma cidade com a nossa cara.
A Cultura é irrevogável. A Cultura é nosso direito.
Niterói é uma cidade em estado permanente de espetáculo. Rente à pintura monumental da Baía de Guanabara, vive envolta pela pulsação dos seus teatros e museus, dos traços geniais de Oscar Niemeyer, da música dos morros, das cores do seu povo, em uma profusão de vidas e criatividade que são a imagem do Rio e do Brasil.
Sua história cultural traz herança de pescadores e sambistas, arquitetos, modernistas, rappers, grafiteiros, cineastas, atores, atrizes, carnavalescos, funkeiros e funkeiras, intelectuais e mestres da cultura popular.
Ao lançar, de forma pioneira, a campanha “Cultura é um Direito”, Niterói reforça sua posição na construção de políticas inovadoras e sua participação nas mais criativas iniciativas e redes culturais do planeta.
No meio dessa pandemia - a maior crise humanitária da saúde brasileira, em todos os tempos -, a Cultura representa o seu direito de permanecer sorrindo, existindo e sonhando. A Cultura é o seu direito de abrir novas janelas, desenhar horizontes, oxigenar as ideias.
Ela está nas ruas e também dentro de casa, nos cantos da saudade, na companhia das imagens, dos refrãos, das palavras e sentimentos que fazem lembrar quem você é. A Cultura está no seu rosto.
A Cultura é comunhão, é conexão, bem-estar.
A Cultura é um pedaço do seu sorriso, que ninguém pode tirar.
A Cultura é o seu direito.
Você tem o direito à saúde, à educação, à comida, à moradia, ao trabalho.