Fundação de Arte de Niterói (FAN)

A Fundação de Arte de Niterói (FAN) é vinculada à Secretaria Municipal das Culturas e tem a finalidade de estimular e promover manifestações de caráter artístico e cultural de interesse do município de Niterói. Foi fundada em 1967, quando da criação, pelo decreto nº 1652,  do INDC (Instituto Niteroiense de Desenvolvimento Cultural). De lá para cá, algumas mudanças e reestruturações foram realizadas.

Em 1977, passou a chamar-se FAC (Fundação de Atividades Culturais); em 1987, Funiarte (Fundação Niteroiense de Arte); e, finalmente, em 1997, FAN. A Fundação é responsável por coordenar a comunicação social da gestão (site Cultura Niterói e redes sociais), as atividades artísticas realizadas na cidade e projetos culturais e pedagógicos como a Niterói Discos, a Niterói Livros e a Niterói Artes, Cultura de Territórios, entre outros.

São Unidades da FAN o Theatro Municipal João Caetano, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Popular Oscar Niemeyer, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, a Igreja de São Lourenço dos Índios, a Sala José Cândido de Carvalho (na sede da Fundação), a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, a Sala Nelson Pereira dos Santos, a Biblioteca Parque de Niterói, o Museu Janete Costa e o Solar do Jambeiro, que abriga ainda a Coordenação de Documentação e Pesquisa.