Teatro Popular Oscar Niemeyer

As curvas do prédio projetado pelo gênio da arquitetura Oscar Niemeyer já revelam a grandiosidade artística do teatro. Com capacidade para 446 espectadores, parede de vidro com vista para a baía de Guanabara, painéis gigantes com figuras humanas em movimento, o Teatro Popular carrega, na assinatura de Niemeyer, o brilhantismo de suas ideias. 

Para onde o visitante olhar, vai ver e sentir movimento. E o que é cultura senão movimento? Teatro, dança, música, uma tela pintada. Tudo remete a movimento, ação, expressão. A genialidade do arquiteto é uma provocação à quebra dos padrões estáticos de arte, um estímulo às ideias, à amplitude do espaço público para movimentar e transformar o território. É teatro, espaço e relação.

Inaugurado no dia 5 de abril de 2007, o Teatro Popular Oscar Niemeyer (TPON) entra no cenário cultural de Niterói como uma potência cultural, turística e, principalmente, democrática. O teatro nasce com a missão de servir à sociedade e às classes populares. Absorver e fomentar a cultura popular, projetando para o mundo a potência da cultura brasileira. 

Sempre com uma programação diversificada, qualificada e acessível  -- alcançou 98% de programação gratuita nos últimos anos --, o TPON hoje, além de palco de grandes atrações, é um espaço de formação de plateias e democratização do acesso à cultura. Com um diálogo permanente com o setor cultural, promove, valoriza e movimenta a cena da cidade. Um dos princípios norteadores do teatro é a cidadania cultural, conceito que significa colocar em prática o encontro da cidade consigo mesma, por meio da arte e da cultura, ampliar o acesso aos bens culturais e aos seus meios de produção, possibilitando que toda a sociedade tenha acesso à vida cultural. 

Esse objetivo de ampliar, de alcançar os cidadãos, produziu números expressivos nos últimos anos. Entre 2017 e 2019, mais de 200 mil pessoas passaram pelo Teatro Popular - cerca de 40% da população de Niterói. Em quatro anos,  de 2017 até 2020, houve um crescimento de público de mais de 100%. No mesmo período, mais de 700 atrações foram realizadas. 

O Teatro Popular é hoje um espaço multiuso, integrando fruição cultural, lazer, sociabilidade e convivência, com conforto, segurança e acessibilidade, diversidade de expressões artísticas e culturais. Neste período de pandemia, o TPON não parou --  se reinventou e toda a programação pode ser conferida nas suas redes sociais.