Solar do Jambeiro

Solar do Jambeiro

O Solar do Jambeiro é história e arte. O antigo Palacete Bartholdy foi construído em 1872, no bairro de São Domingos, e é um exemplar notável da arquitetura residencial urbana de meados do século XIX. 

Em meio à bela chácara arborizada, ergue-se o amplo sobrado, que guarda um dos mais importantes conjuntos de azulejos portugueses do período no Brasil. Tombado em 1974 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Solar foi restaurado por completo de 1998 até 2001, e reinaugurado, em 22 de novembro de 2001, como um dos espaços culturais da Secretaria Municipal das Culturas, vinculado à Fundação de Artes de Niterói. 

No seu interior, o Solar leva o visitante a uma verdadeira viagem no tempo, com uma decoração rica em detalhes e simbologias nas paredes, teto com afrescos e mobiliário de época. Atualmente, acontecem diversas atividades no espaço: encontros literários, saraus e debates. Também é possível fazer visita educativa, guiada por monitores, e passear pelo  jardim bucólico. O Solar conta, ainda, com uma biblioteca dedicada a autores niteroienses.