Sala Carlos Couto

Exposições temporárias e acervo fixo, músicas, contação de histórias, visitas educativas, poesia e literatura. A Sala Carlos Couto é conhecida pela sua versatilidade de atividades. Inaugurado em 6 de agosto de 1993, o espaço foi berço de diversos artistas, que iniciaram ali sua carreira. Está localizada na Rua Quinze de Novembro, nº 35, no Centro de Niterói. De crianças a idosos, a Sala Carlos Couto acolhe em sua programação plural os mais variados públicos. 

Espaço multidisciplinar e democrático com acesso totalmente gratuito, a sala já recebeu eventos como o Clube do Choro de Niterói, lançamentos de livros de autores independentes, rodas de novos poetas, noite de autógrafos, entre outros. Incubadora de novos artistas, a sala acolheu importantes projetos, como a Leitura Dramatizada e a Orquestra da Grota do Surucucu, que se consolidaram como referências artísticas da cidade. 

Em seu projeto curatorial, as exposições dedicam atenção aos períodos e manifestações históricas e artísticas das décadas de 50 e 60 até a atualidade. Essa linha do tempo  possibilita ao visitante conhecer e desfrutar de períodos importantes da cultura brasileira, por meio das múltiplas narrativas dos projetos. 

Acervo Burle Marx 

A Sala Carlos Couto dispõe de um acervo do artista plástico brasileiro Roberto Burle Marx (1909-1994). Autor de mais de  3.000 projetos de paisagismo, em 20 países, Burle Marx participou da restauração do Theatro Municipal João Caetano, criando o atual pano de boca (cortina) e o estudo de porta corta-fogo do histórico espaço cultural. Os desenhos, registros e prospectos do projeto executados para o Theatro Municipal compõem hoje o acervo da Sala Carlos Couto, registrando a grandiosa memória da participação do paisagista no restauro do teatro. São 13 quadros, que mostram o passo a passo do desenvolvimento artístico para compor o design e a arquitetura do teatro. 

Homenagem a Carlos Couto 

Carlos Alfredo de Araújo Couto, também conhecido como K. Couto, foi diretor do Theatro Municipal João Caetano e fundador da Associação de Teatro de Niterói (ATEN). Nascido em Portugal, Couto, apesar de sua formação em Direito, era ator e diretor de teatro, tendo atuado ainda no cinema, na antiga Rede Tupi de Televisão, em emissoras de rádio e  como cronista no jornal O Fluminense.  A sala recebeu seu nome para homenagear a contribuição de Carlos Couto, um grande defensor da cultura da cidade.