Museu de Arte Contemporânea

Museu de Arte Contemporânea

Símbolo da cidade, patrimônio nacional e considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e é um dos cartões-postais da cidade. 

 

Localizado no Mirante da Boa Viagem, na orla de Niterói, o MAC conta com uma fachada futurística, que oferece ao visitante uma vista panorâmica de 360 graus para a Baía de Guanabara, o Rio de Janeiro e Niterói. O MAC também integra o Caminho Niemeyer, segundo maior complexo arquitetônico do artista no Brasil. 

 

Inaugurado em 2 de setembro de 1996, ocupa um espaço de 2.500 m² na paisagem urbana. Logo que chega ao museu, uma grande praça recepciona o visitante. Ainda em sua área externa, um espelho d’água ao redor do prédio compõe o visual arrojado, com uma grande rampa com piso vermelho, que conduz o visitante aos pavimentos superiores do museu. Internamente, galerias e uma biblioteca são espaços dedicados ao público, além das salas administrativas. No subsolo possui um auditório para cerca de 80 pessoas e o Bistrô.  

 

O MAC abriga em seu acervo mais de 1.800 obras, cobrindo uma produção que percorre desde  a década de 50 até os dias atuais. Pertencente a João Sattamini, a Coleção Sattamini, que está no museu sob regime de comodato, é uma das mais importantes coleções de arte contemporânea do país. Além dela, o Acervo MAC, próprio do Museu,  reúne obras doadas por diversos artistas. O Museu também realiza exposições temporárias, atividades e projetos voltados para a arte contemporânea. Já a Biblioteca possui cerca de 57 mil documentos sobre arte moderna e contemporânea brasileira.

 

Horário de Funcionamento:

Pátio - Aberto todos os dias, das 9h às 18h.

Galerias - De terça a domingo, das 10h às 18h. Atenção: a rampa de acesso às galerias é fechada às 17h30.

Ingressos:

Inteiro: R$16,00 (dezesseis reais)

Meia-entrada: R$8,00 (oito reais) - é exigida a comprovação do direito ao benefício na bilheteria do museu. Têm direito à meia-entrada idosos a partir de 60 anos, jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos inscritos no CadÚnico, estudantes de escolas particulares, universitários e professores

Os ingressos são válidos durante o horário de funcionamento do dia da compra e podem ser adquiridos online no site bit.ly/ingressoMACniteroi

Gratuidades:

Estudantes da rede pública (ensino fundamental e médio), crianças de até 7 anos, pessoas com deficiência, servidores públicos municipais de Niterói, pessoas moradoras ou nascidas em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta.

Na quarta-feira, a entrada é gratuita para todas/os/es.

Contato: 

contatomacniteroi@gmail.com

Redes Sociais:

Facebook/@macniteroi.OFICIAL

http://instagram.com/mac.niteroi/