Niterói na Década do Oceano

Preservação do oceano é tema de exposição gratuita no Caminho Niemeyer, em Niterói

Exposição faz parte do projeto “Cidades na Década do Oceano” e é promovida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas.  A partir da próxima sexta-feira (9), o Caminho Niemeyer recebe a exposição “Niterói na Década do Oceano”, com entrada gratuita. A mostra estará disponível na cúpula do Caminho e é uma realização da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, com produção do Centro de Investigação Artística e correalização do Caminho Niemeyer. A exposição ficará no local até o dia 9 de outubro.

AGENDA DE ATIVIDADES

A programação de atividades está prevista para acontecer na faixa de horário das 9h até às 17h aos finais de semana e na data de estreia do evento. As atividades irão acontecer no auditório e na área externa.

Dia 09/09 (SEX.) - 10h-19h

Exposição "Mares e Corais" - Cris Duarte

Artes digitais e projeções

Instalação

Performance

Palestras, oficinas e debates

FINAL DE SEMANA 1 – JOVENS MARUJOS (PROGRAMAÇÃO KIDS)

Dia 10/09 (SÁBADO)

• 9h-17h – Tenda Interativa da Clin (área externa)

• 9h-17h – Exposição temporária Projeto Aruanã (recepção)

• 9h30-12h30 – Atividades recreativas com personagens vivos - Fada Azul Personagens

• 11h-12h – Visita guiada com a artista (cúpula)

• 12h-13h – Palestra As tartarugas marinhas da Baía de Guanabara - Projeto Aruanã (auditório)

• 13h-14h – INTERVALO

• 14h-15h – Oficina “Bioplástico – Da sua origem à arte” - Colégio LaSalle (área externa)

• 15h-16h – Contação de história por Simone Santos (auditório)

Dia 11/09 (DOMINGO)

• 9h-17h – Tenda Interativa da Clin

• 9h30-12h30 – Atividades recreativas com personagens vivos (Fada Azul Personagens)

• 10h-11h – Oficina “O Lixo que vira Bicho” (área externa)

• 11h-12h – Visita guiada com a curadora (cúpula)

• 12h-13h – Palestra “Um Mergulho na Educação Sustentável” - Aldeia Curumim (auditório)

• 13h-14h – INTERVALO

• 15h-16h – Palestra Turismo Náutico (auditório)

• FINAL DE SEMANA 2

Dia 17/09 (SÁBADO)

• 9h-12h – CleanUP Day (S. Francisco)

• 9h-17h – Tenda Interativa da Clin (externo)

• 11h-12h – Visita guiada com a artista

• 12h-17h – Oficina “Criação de escultura com materiais recicláveis” (área externa)

Dia 18/09 (DOMINGO)

• 9-17h – Tenda Interativa da Clin (externo)

• 10h-11h – Palestra “Biodiversidade além de águas Jurisdicionais” - Oficial da Marinha Sebastião Oliveira (auditório)

• 11h-12h – Visita guiada com a curadora

• 11h-12h – Gincana BPG (externo)

• 13h-14h – INTERVALO

• 14h-16h - Mesa Redonda “Gestão de Resíduos” - Bota pra Girar, ECO-Oásis, Ciclo Urbano (auditório)

• FINAL DE SEMANA 3 - 30 ANOS DE ANIVERSÁRIO DO MAQUA

Dia 24/09 e 25/9 (SÁBADO e DOMINGO)

• 9-12h - Oficinas e micropalestras contínuas (Oficina de som, barbante, venda, toque, pintura)

• 12h-13h - INTERVALO

• 13h-16h - Palestras sobre espécies de mamíferos aquáticos, oceanografia e os 30 anos de pesquisa do MAQUA-UERJ - Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores

• 16h-17h - Performance (Cúpula)

• FINAL DE SEMANA 4 - ELEIÇÕES

Dia 01/10 (SÁBADO)

• 9-17h – Tenda Interativa da Clin

• 9h-13h – Exibição de filmes (auditório)

• 13h-14h – INTERVALO

• 14h-17h – Exibição de filmes (auditório)

• FINAL DE SEMANA 5

Dia 08/10 (SÁBADO) - DIA DA SECRETARIA DO CLIMA

• 9-17h – Tenda Interativa da Clin (externo)

• 9h-17h – Exposição temporária Projeto Aruanã (área administrativa)

• 9h-11h – Mesa redonda “A importância de políticas públicas frente às mudanças climáticas / Lixo no Mar e Mudanças Climáticas” - Neltur / SEC. do Clima / Amigos da Jubarte (auditório)

• 11h-12h – Visita guiada com a artista (cúpula)

• 11h-13h – Mesa redonda “Acessibilidade no Mar” - equipe Praia para Todos, Danielle Gilson (auditório)

• 13h-14h – INTERVALO

• 14h-15h – Palestra “As tartarugas marinhas da Baía de Guanabara” - Projeto Aruanã (auditório)

• 15h-16h – A jurisprudência do Tribunal Internacional do Direito do Mar na proteção do Oceano UniLaSalle (auditório)

Dia 09/10 (DOMINGO)

• 09-17h – Tenda Interativa da Clin (externo)

• 09h-13h – Exibição de filmes (auditório)

• 11h-12h – Visita guiada com a curadora (cúpula)

• 13h-14h – INTERVALO

• 14h-16h – Mesa redonda “Lixo no Mar e soluções pro Oceano que Queremos” - Secretaria do Meio Ambiente, Clin, ABLM (auditório)

• 17h-18h – Encerramento

Outros Eventos

Vem aí! Brotaí na cidade e para todo mundo!!!

O programa Brotaí é uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal das Culturas, e oferece oficinas, encontros de formação cidadã e eventos culturais espalhados por toda a cidade.

“Caminho Tropical”

Neste sábado, 06 de abril, o MAC Niterói inaugura mais uma exposição: a partir das 16h você pode conhecer de perto “Caminho Tropical”, de Bela Silva, na Varanda do museu.

Feira de Artesanato

​Sábado, 6 de maio de 2024, das 9h às 15h, é dia de Feira de Artesanto no Ingá!

Feira de Artesanato

Sábado (06), de 9h às 15h, é dia de Feira de Artesanato no Ingá! Venha passar um dia especial na Praça César Tinoco e conhecer os artigos produzidos por nossos artesãos.

Feira de Artesanato

No próximo sábado (04), de 9h às 15h, é dia de Feira de Artesanato na Praça César Tinoco, no Ingá! O final de semana vai contar com muita arte, gastronomia e diversos produtos para todos!