Sala Nelson Pereira dos Santos

Projetada pelo mestre da arquitetura Oscar Niemeyer, a Sala Nelson Pereira dos Santos é a maior sala multiuso da cidade, com capacidade para mais de 400 pessoas. Equipada com o que há de mais moderno em tecnologias de som, luz e projeção, o espaço visa potencializar a produção audiovisual de Niterói. 

Inaugurada no dia 30 de setembro de 2019, a sala tem o formato de um rolo de filme.  Integra o Caminho Niemeyer, segundo maior complexo arquitetônico do artista no Brasil. Localizada no Centro Petrobras de Cinema, complexo cultural desenvolvido para fomentar as atividades audiovisuais, a estrutura arquitetônica da sala multiuso é composta por dois prédios autônomos, instalados dentro de um edifício de três andares. 

O cineasta Nelson Pereira dos Santos, homenageado que dá nome à sala, foi um dos grandes nomes da sétima arte no Brasil, precursor do Cinema Novo e fundador do curso de graduação de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

O espaço recebe artistas, produtores e organizadores para diversas atividades, desde shows, gravações, dança, teatro, atividades para o público infantil, até congressos e seminários. Tornou-se uma referência de espaço cultural da cidade, que abraça as mais variadas expressões artísticas com uma enorme potência no segmento audiovisual.