Museu de Arte Popular Janete Costa

Localizado no bairro do Ingá, o Museu de Arte Popular Janete Costa chama a atenção de quem passa pela beleza de sua arquitetura. Esse típico sobrado do século 19 tornou-se um espaço acolhedor - dividido em três salas e dois andares disponíveis para o público, com um acervo de cerca de 80 obras de diversas técnicas e artistas. Entre eles, talentos como Adalton Fernandes, Mestre Vitalino, Dim Brinquedim, Fábio Francino e Nicola. 

Inaugurado em 28 de novembro de 2012, o museu homenageia a arquiteta Janete Ferreira da Costa (3/06/1932 - 28/11/2008), que atuou intensamente no processo de reformulação urbanística de Niterói. Em sua longa e produtiva carreira como arquiteta, Janete sempre ressaltou, em suas obras, a importância da arte popular brasileira. Seus projetos contêm diversos elementos e referências a  artesanatos, artistas e obras da cultura popular. 

Em Niterói, a artista participou da restauração do Solar do Jambeiro, da Igreja de São Lourenço dos Índios, entre outros importantes marcos históricos da sua trajetória, que deixou um legado relevante para a arquitetura social e a valorização da arte popular no município e no país. 

Atividades do Museu 

O museu recebe exposições em um projeto curatorial multidisciplinar, que busca integrar a cultura popular, educação e o turismo. Sempre abordando temas relevantes e sensíveis, as instalações levam o público a uma imersão sensorial, por meio de diversas técnicas e expressões artísticas, que dialogam com temáticas atuais. Por ser o único museu de arte popular da cidade, o Janete Costa tem como objetivo primordial acolher os artistas do território de Niterói, dentro da proposta de criar um espaço do povo para o povo. Todas as atividades do museu são gratuitas.

Carro-chefe do museu, o setor educativo tem uma programação voltada para a difusão da arte popular, por meio da prática e do compartilhamento de saberes. As visitas mediadas, com escolas, ONGs, universidades, associações e pessoas da comunidade do entorno, promovem uma integração socioeducativa fundamental para a troca de experiências e o estímulo ao conhecimento das artes. A agenda de atividades também potencializa a ocupação do espaço público cultural de arte popular pela sociedade, principalmente pela juventude local. 

Além das visitas mediadas, a equipe do museu desenvolve, em parceria com as instituições de ensino do território, ações escolares continuadas, que promovem a integração do conteúdo cultural do museu com o ensino da sala de aula, incorporando cultura, arte e educação. No museu acontecem, ainda, encontros com professores, seminários e palestras. 

Inclusão e Acessibilidade

“Me inclua nessa” é um programa voltado a acolher visitantes com deficiências (sensorial, intelectual, visual, auditiva, entre outras). As atividades são planejadas e desenvolvidas pelos profissionais do museu, de acordo com a demanda específica dos grupos. Cultura é um direito de todas e todos, e o Museu de Arte Popular Janete Costa reforça essa afirmativa em sua prática inclusiva. 

Arte Popular para Crianças

Quem disse que museu não é lugar de criança? Todo terceiro sábado do mês, é realizada uma programação especial para o público infantil e suas famílias. São oficinas, filmes, teatro e música, em uma programação que busca fortalecer o vínculo afetivo dos pequenos com o espaço. Além disso, nos meses de janeiro e julho acontece o “Férias no Museu”,  atividade recheada de arte, cultura e alegria. 

Encontro com Guias de Turismo: oferecida aos profissionais da área do turismo, em forma de visita mediada, a ação tem como objetivo estimular o Turismo Cultural e Pedagógico na região.

São João Cultural: sempre no mês de junho, inclui festa, atividade culinária, música, danças e brincadeiras típicas dessa celebração popular. Um fim de semana inteiro é dedicado aos festejos juninos.