Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Quem passeia pelo Campo de São Bento logo nota que, além do parque aconchegante e arborizado, o local abriga um belo espaço de paredes de vidro, integrando arte e natureza. Inaugurado em 13 de março de 1975, em homenagem ao diplomata Paschoal Carlos Magno, apaixonado pela arte brasileira, especialmente literatura e teatro, o prédio foi projetado pelo arquiteto Luiz Henrique Bessil Monassa e é um grande pólo difusor da cultura niteroiense.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno tem uma programação diversificada, que atende desde o público jovem até os de mais idade. Artes plásticas, música, economia criativa, toda a produção cultural do espaço é pensada para dialogar com o território em toda a sua diversidade e amplitude.
Composto de duas galerias: a Quirino Campofiorito, no andar térreo, e a Hilda Campofiorito, no andar superior, o CCPCM é um dos mais nobres locais de exposição da cidade. O CCPCM não se limita às artes plásticas. Sua varanda, quinzenalmente, é palco, aos domingos, do consagrado projeto Música no Campo.