Biblioteca Parque de Niterói (BPN)

A Biblioteca Parque de Niterói (BPN) é um espaço multicultural que tem como ênfase – além da disponibilização do acervo de livros – a interação e conectividade com o público. É inspirada  nos modelos das bibliotecas de Medellín e Bogotá, na Colômbia, e na Biblioteca Pública de Informação (BPI),  de Paris, além de refletir influências das Redes de Bibliotecas do Chile. 

A Biblioteca conta também com acervos especiais como a História Fluminense - coleção especializada na história, memória e cultura do Estado do Rio de Janeiro e suas cidades - um acervo de livros em línguas estrangeiras e a Proteção Animal, acervo dedicado a criar subsídios para pesquisas e políticas para a área. O prédio da Biblioteca também abriga a sede da Academia Fluminense de Letras. 

A convergência de literatura, teatro, tecnologia, música e relação interpessoal é  característica  potencializada  e pensada  dentro do conceito de Biblioteca Parque. Os espaços foram idealizados de modo a  permitir que o visitante circule por diferentes estruturas, cada qual com sua perspectiva, dentro de um universo lúdico.

O acervo reúne mais de 60 mil itens, incluindo livros, jornais, revistas, enciclopédias, biografias, DVDs, músicas digitalizadas e demais publicações (incluindo obras em braille). A programação da biblioteca  inclui contações de histórias, lançamentos de livros, rodas de conversa, acesso a computadores com internet e sala de audiovisual, além de outras atividades, com o objetivo de promover interatividade, acessibilidade, difusão da literatura e a fruição cultural por parte dos visitantes.

Inovação  

O conceito de Biblioteca Parque é um projeto moderno, que promove a inclusão social, a democratização da leitura, o fomento à educação e à cultura e o desenvolvimento de políticas públicas e de economia criativa, geradora de resultados de forte impacto social.

Trata-se de uma proposta inovadora, em que o acervo não apenas está  disponível, mas ganha visibilidade por meio da possibilidade de os públicos – espontâneo e escolar – interagirem com os conteúdos de múltiplas formas, sempre visando  à promoção do conhecimento em uma experiência de prazer.

Na visão das bibliotecas contemporâneas, novas formas de linguagem mediadas pela tecnologia funcionam como estratégia de ampliação do repertório cultural: articulam a ideia de ler o mundo com múltiplos recursos, alargando os horizontes do ser e o potencial educativo, com experimentação e criação.

Relevância Social

Segundo dados de 2015 do “Retratos da Leitura no Brasil”, pesquisa do Instituto Pró-Livro,   a leitura ocupa apenas a décima posição entre as atividades escolhidas pelos brasileiros para  seu tempo livre.  Nesse cenário, a Secretaria Municipal das Culturas de Niterói entende serem fundamentais as ações de democratização do acesso ao livro e de fomento à leitura. A Biblioteca Parque é um lugar privilegiado para o estímulo à pesquisa e para as práticas de formação e de cooperação para professores, educadores e pessoas interessadas em desenvolver estratégias de acesso e mediação das várias formas de leitura existentes na atualidade.

Atividades fixas:

Visitas mediadas (para público infantil) – Visitas à Biblioteca Parque para grupos escolares ou crianças até os 10 anos de idade, ocorrendo principalmente na sala infantil.

Visita histórica - Visita com mediação para público infantojuvenil ou adulto, começando na Praça da República, com contextualização histórica dos edifícios, informações sobre o prédio da Biblioteca Parque e curiosidades sobre sua construção.